Você sabia que há algumas motos que não precisam de CNH? Tratam-se das cinquentinhas, modelos de ciclomotores que podem ser conduzidos com a ACC, documentação própria e bem mais barata e fácil do que a carteira de motorista; confira!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Motos que não precisam de CNH: linhas da Shineray
A princípio, a Shineray, montadora chinesa que investe bastante no mercado de motos mais baratas, conta com mais de uma boa cinquentinha que não precisa de CNH e só da ACC para os condutores brasileiros; veja:
1. Jet 50
A Shineray Jet 50 é uma ‘cinquentinha’ que não precisa de CNH. O chassi tipo monobloco conta com jogo de suspensão de garfo telescópico com amortecedor convencional na traseira.
De mesmo modo, os freios a tambor nas duas rodas dá mais segurança para condução ainda que na velocidade máxima.
O motor OHC monocilíndrico refrigerado a ar de 49cc atinge a potência máxima de 2,9cv a 7.500rpm com transmissão de centrífuga automática de 4 marchas com alimentação à gasolina. O sistema de partida elétrica ou a pedal facilita as saídas com o veículo.
Nesse sentido, a Jet 50 é bem eficiente, contando com espaço para objetos e um bom conforto de pilotagem. A moto tem o preço a partir dos 6 mil reais, com variações a depender da região do Brasil.
2. Jet 50 2x
A Jet 50 2x é bem parecida com o modelo anterior, trazendo protetor de escapamento e farol direcional, além da carenagem mais leve e o consumo econômico.
Nesse sentido, o jogo de suspensão de garfo com dois amortecedores e freios a tambor dão bastante segurança à condução.
Além disso, a moto também conta com o motor de 49cc com a potência máxima de 2,9cv com centrífuga automática de 4 velocidades, sendo uma boa moto que não precisa de CNH. A moto cinquentinha da Shineray tem o preço próximo dos 8 mil reais.
3. New Super Smart 50
A Shineray New Super Smart 50 traz uma boa moto que não precisa de CNH, trazendo uma carenagem simples com bagageiros dianteiros e traseiros, com paralamas, farol direcional e acabamentos cromados que dão um visual bem firme à cinquentinha da Shineray.
Em termos de motorização, o OHC 4 tempos de 49cc atinge a potência máxima de 2,7cv para a condução diária, também com centrífuga automática de 4 marchas.
Além disso, a Super tem o preço abaixo dos 5 mil reais para o mercado brasileiro de motos.
Outras motos que não precisam de CNH:
1. Dafra Zig
A Dafra Zig é uma cinquentinha que não precisa de carteira que faz bastante sucesso no Brasil.
A moto é bastante econômica que ultrapassa os 60km com um litro de gasolina. Nesse sentido, o motor 4 tempos de 49cc tem a potência máxima de 3,2cv.
Além disso, a moto tem partida elétrica com suspensão bi-amortecida e peso seco de apenas 90kg.
A moto conta com centrífuga automática para a troca de marchas, oferecendo uma boa condução diária. A Dafra Zig não sai mais de fábrica, e é preciso procurar o modelo usado.
2. Avelloz AZ1
A Avelloz AZ1 é uma ótima opção de moto que não precisa de CNH, visto que apresenta uma cinquentinha bastante eficiente para o uso urbano. A moto tem um motor 4 tempos de 49cc com partida elétrica e alimentação à gasolina, atingindo a potência máxima de 2,7cv.
O conjunto da AZ1 ainda conta com farol em LED, painel completo, entrada USB, rodas de aro 17”, porta capacete, rodas de liga leve e freios a disco. Além disso, o tanque de 5 litros dá uma boa autonomia para o dia a dia.
As motos que não precisam de CNH em 2024 são uma excelente opção para quem busca praticidade, economia e mobilidade urbana.
Contudo, para aqueles que desejam evoluir na condução tanto de motos quanto de carros, ou conseguir um trabalho de motorista, por exemplo, a CNH Social 2025 é uma oportunidade.
O programa oferece para as pessoas de baixa renda a chance de obter a Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente.