Motos Isentas de IPVA 2024: Esses modelos não pagam mais nada

Você sabia que tem uma das motos isentas de IPVA 2024? Isso porque o Código de Trânsito Brasileiro define algumas regras que permitem a isenção do IPVA em alguns casos. Por isso, fique de olho para se planejar para o ano de 2024!

Lista de motos que não pagarão IPVA em 2024
Foto: Divulgação

Motos até 170cc não paga IPVA?

Ainda no ano de 2022 foi aprovado o Projeto de Lei que fixou a isenção do IPVA para motos e veículos ciclomotores até 170cc. De acordo com a regulamentação, tais veículos seriam isentos de pagar o imposto, precisando arcar apenas com o licenciamento e com o seguro obrigatório DPVAT.

Porém, a legislação ainda é meio nebulosa, visto que não define a obrigatoriedade. Isso quer dizer que o Detran de cada estado que decide se irá liberar ou não a isenção para as motos de até 170cc. Nesse sentido, a escolha fica a cargo da disponibilização do orçamento.

Foto de moto da Shineray
Foto: Divulgação

Por isso, ninguém pode garantir de fato se haverá a isenção em cada estado. O corte de orçamento de algumas regiões pode impedir o processo, visto que o Detran precisa de arrecadação do contribuinte.

Essa é a moto mais barata do Brasil em 2024

Você compraria?

Nova lei isenta motos do IPVA

Segundo a nova legislação, uma série de motos até 170cc não precisarão pagar o IPVA; veja os principais modelos de cada montadora:

1. Honda

Uma série de motos da Honda tem menos de 170cc, como CG 160 (todas as linhas), Pop 110i, Biz 110 e 125, Elite 125, a querida PCX, ADV e a NXR 160 Bros, trazendo as motos mais vendidas no Brasil.

2. Yamaha

A Yamaha também conta com as motos mais vendidas no país, e abaixo das 170cc conta com modelos como Neo 125, NMax, Fluo, Fazer 150, Factor 125 e 150, Crosser 150 e até mesmo a esportiva R15.

Foto da Yamaha na Lista de motos que não pagarão IPVA em 2024
Foto: Divulgação

3. Shineray

A Shineray conta com uma série de motos de baixa cilindrada, inclusive com os ciclomotores, trazendo modelos como Jet50, Ray 50, Phoenix 50, New Super Smart, Jet 125 e Worker 125.

4. Dafra e Haojue

A Dafra conta com a Cruisym como a única moto abaixo das 170cc, enquanto a Haojue apresenta uma série de motos abaixo das 170cc, como Chopper Road, Nex 115, Lindy 125, NK 150, DK160 e Master Ride.

Conheça as 5 bicicletas elétricas que parecem motos de tão rápidas!


Motos isentas de IPVA 2024 por data de fabricação

O Código de Trânsito Brasileiro isenta o pagamento da taxa do IPVA a partir de uma certa ‘idade’ do veículo. Nesse sentido, o período vai depender do estado, visto que é uma resolução do Detran; confira:

  • 10 anos: Roraima e Rio Grande do Norte
  • 15 anos: os estados de Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santos, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe, Minas Gerais, Pernambuco e Tocantins
  • 18 anos: Mato Grosso
  • 20 anos: Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul
Foto da logo do Detran SP
Foto: Reprodução

Outras isenções para o pagamento do IPVA em 2024

Além das cilindradas e da idade da moto a partir da data de fabricação, a legislação ainda define outras maneiras de isentar o proprietário do IPVA, até mesmo para os lançamentos de motos mais novos.

Nesse sentido, pessoas ou familiares de pessoas portadoras de deficiência e de doenças graves podem solicitar a isenção do imposto. Além disso, organizações públicas, ONG’s e veículos de políticos também não precisam pagar o IPVA.

Independentemente do caso, é preciso fazer a solicitação da isenção ou da imunidade com protocolos devidos no site do Detran estadual e aguardar a liberação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Fernando Brito
O Redator especialista no universo automotivo já é criador de conteúdo para internet desde 2013 com especialização na área de notícias relacionadas de motos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Motos 2024, artigos sempre atualizados e confiáveis sobre o mundo automobilístico.