Se você ama as pistas e está procurando uma moto esportiva com bastante personalidade, não pode deixar de conferir a ZX-6R 2024. Esse é um modelo de médio porte das linhas superesportivas, mas serve também como modelo de entrada para quem está procurando uma moto mais potente!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Kawasaki Ninja ZX-6R 2024
Antes de mais nada, é necessário entender que a ZX-6R 2024 pode ser considerada uma moto de entrada para a linha de 4 cilindros.
Mas isso pouco quer dizer, uma vez que ela traz impressionantes 130 cavalos de potência em um motor de 636 cilindradas.
E uma coisa que chama bastante atenção nela é seu design. Neste sentido, seu chassis renovado é um dos pontos mais marcantes, mas a Kawasaki ainda traz coisas como design dianteiro e para-brisa evoluídos.
O visual fica completo com a nova ponteira e os faróis LED brilhantes. Entretanto, detalhes como a suspensão traseira Uni Trak e o garfo dianteiro Showa SFF-BP totalmente ajustáveis ajudam a dar um toque a mais de personalização.
Além disso, a suspensão ajuda a deixar a moto com um manuseio mais leve e aumentar a aderência em curvas. Já o garfo dianteiro vem com amortecimento progressivo, o que se traduz em uma tração melhor em situações como entradas de curvas e aceleração durante a saída.
E mesmo sendo bastante robusta, a moto superesportiva vem com um quadro perimetral em alumínio prensado, que lhe confere um design mais compacto e fino, inclusive, facilitando o manuseio em diferentes situações.
Tecnologia de sobra para um melhor aproveitamento nas pistas
Mas não é só o seu design arrojado que chama a atenção. A ZX-6R 2024 conta com uma série de recursos tecnológicos que vão te proporcionar uma experiência de pilotagem incrivelmente segura e fluida.
Um exemplo disso é o sistema de embreagem Assistida & Deslizante, que foi desenvolvido para reduzir a carga da mola da embreagem, permitindo um acionamento mais leve.
E esse sistema fica ainda mais completo com a adição do KQS (Kawasaki Quick Shifter), que permite a troca de marcha sem o uso da embreagem, com o acelerador aberto.
Só com esses dois recursos a moto já garante muito mais responsividade durante o manuseio. Porém, ela ainda conta com tecnologias como válvulas de aceleração dupla, indicador de pilotagem econômica, controle de tração avançado da Kawasaki (KTRC) e diferentes modos de potência.
Outra coisa importante para mencionar é o KIBS (Sistema de freio antibloqueio inteligente) da Kawasaki, com pinças de freio monobloco duplas de 4 pistões. Ele foi desenvolvido especialmente para trazer mais suavidade e desempenho durante as frenagens.
Motorização e consumo da ZX-6R 2024
E por falar em potência, vamos agora comentar um pouco sobre a motorização da ZX-6R 2024, começando com seu um motor de 4 cilindros em linha, refrigeração líquida, 4 tempos e 636 cc.
Sua potência máxima é de 130 cv e ela tem um torque de até 7,2 kgfm. Porém, com o Ram Air, ela pode chegar a até 136 cv.
E neste sentido, ela é uma moto incrível para aqueles que procuram um modelo de entrada potente entre os superesportivos.
Além disso, ela conta com um sistema DOHC de 16 válvulas, injeção eletrônica ø38 mm x 4 com válvulas de aceleração duplas e transmissão com 6 velocidades.
Qual é o consumo da ZX-6R 2024?
E como esperado, ela tem um consumo mediano para a categoria, fazendo algo em torno dos 16 km por litro de combustível.
Mas como ela conta com um tanque de 17 litros de capacidade, podemos até dizer que é uma autonomia interessante, mesmo para o uso no dia a dia.
Entretanto, é preciso ficar de olho nos modos de pilotagem, que ao customizar a potência da moto para diferentes situações, afeta diretamente o seu consumo. Dito isso, a autonomia pode variar bastante dependendo de qual você escolher.
Ficha técnica da ZX-6R 2024
Confira agora a ficha técnica da ZX-6R 2024:
- Motor: quatro cilindros em linha com refrigeração líquida, 4 tempos, 636 cc;
- Potência máxima: 130 cv a 13.500 rpm (136 com Ram Air);
- Torque máximo: 7,2 kgfm a 11.000 rpm;
- Taxa de compressão: 12,9:1;
- Sistema de válvulas: DOHC, 16 válvulas;
- Sistema de combustível: injeção eletrônica ø38 mm x 4 com válvulas de aceleração duplas;
- Embreagem: multidisco em banho de óleo, manual;
- Lubrificação: forçada com cárter úmido;
- Transmissão: 6 velocidades, retorno;
- Ignição: digital;
- Partida: elétrica;
- Suspensão dianteira: garfo invertido (SFF-BP) de ø41 mm com ajuste de compressão, retorno e de pré-carga da mola;
- Suspensão traseira: balança Uni Trak, amortecedor a gás com reservatório piggy-back. Compressão e retorno de amortecimento e pré-carga ajustáveis;
- Freio dianteiro: disco duplo semi-flutuante de ø310 mm em formato margarida;
- Freio traseiro: disco simples de ø220 mm em formato de margarida;
- Tanque: 17 L.
Quanto custa a ZX-6R?
Por fim, é possível encontrar a Kawasaki Ninja ZX-6R atualizada, mas ainda na versão 2023, pelo preço público sugerido de R$72.990,00.
Além disso, ela está disponível apenas na versão KRT Edition e colorações Lime Green / Ebony / Pearl Blizzard White e Lime Green / Ebony. Mas é bom ter em mente que o frete não está incluso e pode custar a partir dos R$2.000,00.
Avaliação da ZX-6R 2024
No geral, a Ninja ZX-6R 2024 é uma moto incrível e que com certeza vai agradar aqueles que estão tentando entrar na linha de superesportivas.
Estamos falando de uma moto muito potente, ágil e de pilotagem relativamente fácil, mas que também servirá como uma boa experiência para melhorar sua habilidade em máquinas desse tipo.
Inclusive, muitos consideram ela como uma ótima escolha para quem pretende fazer um upgrade no futuro para uma Ninja ZX-10R, que é um modelo mais robusto.