Moto Elétrica Movida a Hidrogênio? Novidade vem aí!

Já pensou em pilotar uma moto elétrica movida a hidrogênio? Pois saiba que essa novidade já está sendo desenvolvida, e além do combustível, traz outros detalhes curiosos. Acompanhe!

Moto elétrica movida a hidrogênio em teste
Fonte: Reprodução (Andar de Moto)

Existe moto elétrica movida a hidrogênio?

Lembra quando o mercado anunciou a chegada da primeira moto elétrica? Muitos ficaram eufóricos, outros um pouco desacreditados. Seja como for, motores elétricos hoje já são uma realidade palpável.

Mas e se te contarmos que já existe uma moto elétrica movida a hidrogênio? A princípio, o veículo está em desenvolvimento nos Estados Unidos, e muito em breve será oficialmente lançado.

moto elétrica movida a hidrogênio sendo construída
Fonte: Reprodução (Andar de Moto)

Através de um sistema de célula de combustível, a Equipe de Veículos Elétricos do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveu uma motocicleta elétrica que é 100% alimentada por hidrogénio com peças intercambiáveis.

A seguir, você confere todos os detalhes do modelo!

Como é o motor da moto movida a hidrogênio?

Primeiramente, é importante dizer que as peças do quadro e o motor podem ser facilmente substituídas, o que facilita a manutenção, reparação e condução da moto.

moto elétrica movida a hidrogênio em desenvolvimento
Fonte: Reprodução (Andar de Moto)

Na sequência, é esperado que o MIT coloque a moto elétrica movida a hidrogênio à venda online, para que, assim, os condutores possam criar suas próprias versões.

http://Voltz
novidades

Moto Voltz 2024

Ficha Técnica, Preço e Avaliações.
Conferir!
Você permanecerá no site atual

O que os testes mostraram?

De mesmo modo, é importante dizer que a moto elétrica movida a hidrogênio passou muito bem pelos testes de demonstração em pista, feitos em outubro de 2023.

moto elétrica movida a hidrogênio sendo pilotada em testes
Fonte: Reprodução (Andar de Moto)

A Equipe de Veículos Elétricos do MIT, composta por cerca de uma dúzia de estudantes da universidade, confirmou que motocicleta não foi desenvolvida para competições ou alta velocidade, mas sim para ser usada como mostruário em eventos.

Além disso, os estudante trabalharam no projeto desde janeiro do ano passado, e chegaram a apresentar uma versão prévia na Hydrogen Americas Summit.

Equipe do MIT com a moto elétrica movida a hidrogênio
Fonte: MIT

Enfim, a equipe com os envolvidos apresentou a inovadora moto elétrica na CES agora no início de 2024 e, sequência, ela será também exposta no World Hydrogen Summit na Holanda, no mês de maio deste ano. 

Como foi o processo de desenvolver a moto elétrica movida a hidrogênio?

Levou cerca de um ano para os estudantes do MIT conseguirem alcançar o resultado que vemos da moto elétrica movida a hidrogênio.

moto elétrica movida a hidrogênio
Fonte: MIT

Durante esse período, alguns dos componentes foram doados por “patrocinadores do setor”, incluindo a célula de combustível. 

Em primeiro lugar, os testes iniciais foram feitos em um dinamómetro como forma de simular uma estrada.

A equipe utilizou a energia de uma bateria, enquanto aguardava a chegada da célula de combustível fornecida pela empresa sul-coreana Doosan.

moto elétrica movida a hidrogênio
Fonte: MIT

A célula de hidrogênio foi montada no quadro, retirado de uma moto de 1999, onde foram adicionadas diversas peças sob medida para suportar o motor, o tanque de hidrogénio, a célula e o sistema de transmissão.

Em seguida, a moto foi testada no espaço principal no Edifício N51 do próprio MIT. 

Outras curiosidades

Até o momento, os membros da equipe da universidade estão desenvolvendo do zero um documento com um passo a passo, que mostra todo o processo de como foi desenvolvida a moto elétrica movida a hidrogénio.

moto elétrica movida a hidrogênio
Fonte: MIT

Dessa forma, os motociclistas que tiverem interesse, vão poder construir as suas próprias versões. 

Vale ressaltar que esse é um dos objetivos do time envolvido desde o começo do projeto, e eles incentivam os condutores a participarem ativamente na pesquisa, que levou meses.

Assim, uma vez que a motocicleta é facilmente personalizável, tanto visual como mecanicamente, será possível alterar componentes, experimentando com o tipo de peças e motor que melhor se adequem às suas necessidades.

moto elétrica movida a hidrogênio
Fonte: MIT

Por fim, a equipe do MIT reforça que o projeto segue em andamento, enquanto exploram o futuro do hidrogénio como combustível, tanto para motos quanto outros veículos elétricos!

Então, gostou de saber sobre essa novidade no setor de elétricos? Para mais, siga acompanhando o nosso portal para mais novidades e dicas do setor!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Fernando Brito
O Redator especialista no universo automotivo já é criador de conteúdo para internet desde 2013 com especialização na área de notícias relacionadas de motos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Motos 2024, artigos sempre atualizados e confiáveis sobre o mundo automobilístico.