Em sua nova versão a Honda CRF 1100L Africa Twin 2024 está trazendo várias características animadoras. A moto conta com uma dianteira atualizada, mais desempenho e um design bem agressivo!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Conheça a Honda CRF 1100L Africa Twin 2024
A montadora trouxe a nova atualização da Africa Twin, a Honda CRF 1100L Africa Twin 2024, quem ainda mantém a proposta de ter bastante desempenho e agilidade,
Mas alguns recursos estão mais voltados para o uso cotidiano, como um binário adicional a baixas rotações e o novo ecrã ajustável. A ideia é que ela mantenha as características de uma moto de aventura, mas se torne mais confortável.
Preparado para conhecer os principais detalhes do novo modelo? Com ele o Brasil será o primeiro país fora do Japão a produzir motos com a tecnologia de câmbio DCT.
União do útil ao agradável
No lançamento, a marca introduz a Honda CRF 1100L Africa Twin 2024 como uma moto que une o útil ao agradável.
Assim sendo, o esperado é que em um só modelo ela inclua uma ótima pilotagem, bastante conforto, desempenho e a capacidade off-road que a gente já conhece.
Porém você vai se surpreender com o qual leve e estreita a moto realmente é. Tudo isso enquanto mantém uma boa rigidez na construção.
Podemos destacar aqui seu assento ajustável — altura de 870mm ou 850mm — e sua pára-brisa e carenagem frontal, que se adaptam perfeitamente à palavra “desempenho”.
Mas para completar, ela vem com um bagageiro traseiro de série, aumentando muito suas possibilidades de uso.
Tecnologia
Na parte de tecnologia devemos começar dizendo que o modelo vem com iluminação Full LED, além de faróis duplos e um sistema DRL de luzes diurnas.
Além disso, para manter a tração da roda traseira no ponto certo, ela traz o HSTC (Honda Selectable Torque Control), que se adapta a qualquer tipo de terreno.
Já na parte frontal temos o painel TFT touchscreen de 6,5 polegadas que traz as informações da condução.
E por falar em condução, a Honda CRF 1100L Africa Twin 2024 ainda conta com o sistema Cruise Control, que funciona basicamente como um piloto automático.
Além disso, ela vem com recursos como integração com Apple CarPlay e Android Auto e até um painel secundário especializado no uso de coisas como informações de marcha, velocidade, etc.
Motor e consumo da Honda CRF 1100L Africa Twin 2024
E agora vamos falar do motor. Aqui a CRF 1100L Africa Twin traz um motor bicilíndrico com 1.084 cm³, 99,3 cv de potência e torque de 10,5 kgfm.
E para proporcionar uma experiência inovadora, a Honda incluiu as escolhas de transmissão manual (MT) de seis velocidades ou DCT, “uma tecnologia de transmissão automática que controla duas embreagens”.
O objetivo da tecnologia é facilitar a pilotagem, e trabalha muito bem com o acelerador eletrônico TBW (Throttle by Wire). Assim sendo, em conjunto elas trazem mais precisão e resposta quando o piloto usa o acelerador.
Por fim, temos um motor extremamente responsivo e versátil que faz entre 18 a 20 km por litro de combustível, 2 km a mais do que a versão Adventure.
Modos de pilotagem
Mas é claro que tudo isso vai depender do modo de pilotagem que o piloto escolher. No total, a Honda incluiu 6 deles, que são: Tour, Urban, Gravel, Off-road e dois modos programáveis (User 1 e 2) para o piloto ajustar como quiser.
A princípio, cada um dos 4 proporciona uma experiência diferente na pilotagem e devem cobrir a maioria dos terrenos. Mas ao programar os dois restantes, o piloto tem controle total sobre a sua moto, independente de onde estiver.
Ficha técnica e acessórios
Confira agora os principais dados técnicos da Honda CRF 1100L Africa Twin 2024:
- Motor OHC, 2 cilindros, 4 tempos, arrefecimento líquido e 1.084 cc, a gasolina;
- Potência máxima de 99,3 cv a 7.500 rpm;
- Torque máximo de 10,5 kgf.m a 6.000 rpm;
- Injeção eletrônica PGM-FI;
- 6 velocidades de transmissão;
- Ignição eletrônica;
- Tanque de 18,8 litros;
- Pneu dianteiro de 90/90 – 21;
- Pneu traseiro de 150/70 – 18;
- Freio a disco em dianteiro e traseiro, 310 mm e 256 mm, respectivamente;
- Suspensão dianteira Garfo telescópico / 230 mm;
- Suspensão traseira Pro-Link / 220 mm.
Já como acessórios, podemos citar o protetor de motor, malas laterais (com bolsas internas impermeáveis) e top box, mala de tanque, extensões das guardas de manopla, pedaleiras de rally, kit de faróis de neblina e proteção lateral para carenagens.
Qual o preço da Africa Twin 1100?
O modelo está disponível na plataforma da Honda, com preços a partir de R$ 81.100,00 para a versão MT e R$ 88.100,00 para a versão DCT.
Mas ambas as versões vêm nas cores Preto Fosco e Branco Perolizado. Além disso, elas contam com rodas raiadas de aro 21” na dianteira e 18″ na traseira, além de pneus on-off.