Triumph Speed 400 2024: Ficha Técnica, Preço e Avaliação

Se você é um fã da fabricante, já deve ter ouvido falar da Triumph Speed 400 2024. A moto, com um estilo mais urbano, é integrante da nova linha de motocicletas da marca e veio acompanhada da sua irmã com pegada mais off-road, a Scrambler 400 X.

Speed 400 estacionada
Imagem: Divulgação / Triumph

Triumph Speed 400 2024

A Triumph anunciou a Speed 400 como sendo um modelo de preço extremamente competitivo para servir de porta de entrada para os modelos da marca.

Tanto ela quanto a Scrambler foram desenvolvidas em parceria com a indiana Bajaj.

Speed 400 cidade
Imagem: Divulgação / Triumph

E a aposta da marca inglesa é atrair motociclistas jovens e iniciantes com motos de construção sofisticada, mas de baixo custo e um pouco menos potentes do que outros modelos.

Outro ponto mencionado pela fabricante é em relação à manutenção, que segundo ela também será muito barata. E considerando tudo isso, ela pode ser um dos lançamentos de motos com melhores preços!


Design sofisticado atemporal

A Triumph Speed 400 2024 tem alguns detalhes interessantes que chamam bastante a atenção dos consumidores. Afinal, ela foi projetada e produzida no Reino Unido, seguindo os padrões de qualidade já conhecidos da marca.

Alguns dos principais destaques são o tanque de combustível esculpido e perfil clássico do motor.

Tanque da Speed 400
Imagem: Divulgação / Triumph

Mas a Speed 400 traz diversas misturas entre o estilo moderno, encontrado na linha Modern Classic, e detalhes retrô, como as tradicionais abraçadeiras do cabeçote do escapamento.

E para completar, a Triumph está trazendo um mix de cores interessantes, todas misturadas com um forte Storm Grey (cinza): Carnival Red (vermelho), Caspian Blue (azul) e Phantom Black (preto).

novidades

Lançamentos de Motos Honda 2024

O que esperar deles?
Conferir
Você permanecerá no site atual

Tecnologia

Um ponto forte do modelo foi o foco da empresa em tecnologias para aperfeiçoar a experiência do piloto.

Por exemplo, a embreagem possui um sistema de assistência de torque que facilita o uso, deixando mais fácil apertar a alavanca. Isso é especialmente útil em viagens longas.

Jovem rodando a Speed 400 na estrada
Imagem: Divulgação / Triumph

Mas ela também conta com um pacote eletrônico completo, incluindo controle de tração, acelerador eletrônico e sistema ABS dois canais.

Além disso, a iluminação é toda em LED, enquanto o farol dianteiro tem o sistema DRL de luz de funcionamento diurno.

Dito isso, o motorista recebe as informações da Triumph Speed 400 2024 em um painel de instrumentos digital LCD super simples e elegante. Mas a empresa garante que é possível ver detalhes como o indicador de seleção de marcha em todas as condições de iluminação.

Painel de instrumentos digital
Imagem: Divulgação / Triumph

Por fim, a motocicleta possui uma tomada USB-C que permite carregar dispositivos móveis enquanto viaja.


Motor e consumo da Triumph Speed 400 2024

O motor da Speed 400 é um monocilíndrico inédito com refrigeração líquida e 4 válvulas. No final, ele entrega até 40 cv de potência a 8.000 rpm, com o máximo de 37,5 Nm de torque a 6.500 rpm.

Motor da Speed 400
Imagem: Divulgação / Triumph

Ao desenvolver o sistema, a Triumph afirma ter focado na otimização da inércia em baixas velocidades.

E o resultado de todo o desenvolvimento é uma motocicleta de 6 marchas e um tanque de 13 litros com um consumo esperado entre 20 a 25 km por litro — embora a empresa não tenha liberado esses detalhes ainda.


Ficha técnica e acessórios

Confira agora os principais dados técnicos da Triumph Speed 400 2024:

  • Motor de refrigeração líquida, 4 válvulas, DOHC, cilindro único, 398,15 cc;
  • Potência máxima de 40 PS / 39,5 bhp (29,4 kW) a 8.000 rpm;
  • Torque máximo de 37,5 Nm a 6.500 rpm;
  • Injeção eletrônica Bosch com controle do acelerador eletrônico;
  • Coletor de escapamento de dupla camada com silenciador de aço inoxidável
  • 6 marchas;
  • Ignição eletrônica;
  • Embreagem banhada a óleo, multidiscos, com auxiliar de torque;
  • Rodas de liga de alumínio fundido, 10 raios, 17 x 3 polegadas e 17 x 4 polegadas;
  • Suspensão dianteira de garfos invertidos Big Piston de 43 mm. 140 mm de curso da roda;
  • Suspensão traseira RSU monoshock a gás com reserva externa e ajuste de pré-carga. 130 mm de curso da roda;
  • Freio ABS dianteiro e traseiro.
Scrambler 400X
Imagem: Divulgação / Triumph

O modelo oferece diversos acessórios originais, como joelheiras, indicadores em formato bullet, manoplas aquecidas e silenciador duplo. E ainda é possível adquirir uma linha completa de malas (laterais robustas e top boxes rígidas e semirrígidas).

Outros acessórios incluem pára-brisa, protetor de radiador, protetor de cárter de alumínio e kits de instalação para placa e rastreador.


Preço e disponibilidade da Triumph Speed 400 2024

O modelo já aparece no site brasileiro da Triumph Motorcycles, mas ele ainda não está disponível no Brasil.

Dito isso, a fabricante já lançou o produto oficialmente na Índia, onde custa 233.000 rúpias. Assim sendo, ao converter para o Real temos um preço de cerca de R$13.000,00.

Renderização
Imagem: Divulgação / Triumph

Segundo a empresa, tanto a Speed 400 quanto a Scrambler 400X, ambas já vendidas na Índia, devem chegar a outros mercados ainda em 2023. Mas o esperado é que chegue por aqui apenas em 2024, com preços acima dos R$20.000,00.


Avaliação

Primeiramente, é preciso entender que este é um modelo destinado ao “mercado de entrada”, onde as pessoas não se importam de pegar uma moto com um pouco menos de cilindradas, desde que ela seja também mais barata.

Speed 400 na praia
Imagem: Divulgação / Triumph

Além disso, ela pode conquistar um espaço e até criar um novo público no Brasil, onde ela vai concorrer com modelos 350. Mas isso vai depender exclusivamente do seu valor de lançamento.

E você, o que acha da nova Triumph Speed 400 2024? Deixe um comentário falando sobre as suas impressões do modelo e fique de olho no Motos 2024 para mais novidades! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Fernando Brito
O Redator especialista no universo automotivo já é criador de conteúdo para internet desde 2013 com especialização na área de notícias relacionadas de motos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Motos 2024, artigos sempre atualizados e confiáveis sobre o mundo automobilístico.