Tabela Fipe de Motos para 2024: Fique Atento às Mudanças

A Tabela FIPE de motos para 2024 é um recurso muito importante na hora de comprar ou vender seu veículo, além de criar parâmetros para seguros e financiamentos. Por isso, veja tudo sobre as possibilidades para ficar de olho!

Foto de uma venda de motos
Foto: Banco de Imagens

O que é a Tabela Fipe de motos para 2024?

A Tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é uma referência para a precificação de veículos no Brasil. A entidade está ligada à USP, de São Paulo, e fornece nformações sobre os preços médios dos veículos.

Nesse sentido, a FIPE coleta dados de preços de veículos junto a concessionárias, revendedores, anúncios em jornais e sites especializados, entre outras fontes, e os compila em uma base de dados.

Foto da Tabela Fipe de Motos para 2024
Foto: Divulgação

A partir dessa informação, a tabela calcula uma média ponderada dos preços de cada modelo e ano de fabricação dos diferentes tipos de veículos, como as motos urbanas, por exemplo.

A tabela FIPE é utilizada para os processos de compra e venda de automóveis, financiamentos, seguros e cálculos de depreciação. Assim, é uma ferramenta crucial no mercado de automóveis no Brasil, fornecendo uma base de dados confiável e amplamente aceita para a precificação de veículos.


Como usar a Tabela Fipe de motos para 2024?

A tabela FIPE está disponibilizada no próprio site da entidade. Além disso, também é possível fazer o download do aplicativo para dispositivos móveis. Na página inicial, é possível encontrar o menu consulta de motos.

Para a pesquisa dos valores, é preciso informar a marca, o modelo e o ano do veículo. Com essa três informações, a tabela indica os valores esperados para aquela moto.

Nesse sentido, é preciso configurar a tabela para o mês da consulta. Em 2024, por exemplo, logo no mês de janeiro a plataforma já pode liberar a tabela FIPE de motos para 2024.

Foto da Tabela Fipe de Motos para 2024
Foto: Reprodução

Nova Tabela Fipe?

A OLX, multinacional focada em criar um e-commerce para uso pessoal, disponibilizou em sua plataforma uma espécie de tabela Fipe atualizada mensalmente.

A partir de agora, na hora de comprar ou vender uma moto usada, o usuário pode pesquisar os valores atualizados diretamente na plataforma. Nesse sentido, o funcionamento é bem parecido com o site oficial gerado pela USP.

Screenshot da nota tabela da OLX
Foto: Divulgação

De acordo com a própria OLX, a tabela tem atualização mensal, mantendo os valores em conformidade com a plataforma original da FIPE. Por isso, a proposta é de que sejam os mesmos valores.

http://Lançamentos%20Suzuki%202024
novidades

Lançamentos Suzuki 2024

Modelos Novos em Destaque.
Conferir!
Você permanecerá no site atual

Dicas para usar a tabela FIPE

Veja dicas para usar a original da USP ou a nova tabela Fipe de motos para 2024 da melhor maneira tanto para os lançamentos do ano quanto para os modelos usados:

1. Saiba que a Tabela FIPE é muito importante

Por mais que possa haver uma variação para cima ou para baixo, a tabela FIPE é sim um parâmetro importante na hora de negociar a moto. Entenda que não se deve fugir muito do que lá está.

2. Compare modelos e anos

A Tabela FIPE também pode ser utilizada até mesmo antes de comprar o veículo, principalmente para definir o orçamento. Isso porque de um ano para outro, ou entre modelos, pode haver diferenças baixas de valor que valem a pena serem considerados.

3. Cuidado com o que parece barato demais

Uma moto usada à venda por um preço muito abaixo da tabela Fipe pode indicar uma situação estranha por vários motivos, desde um golpe até a venda de um veículo roubado

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Fernando Brito
O Redator especialista no universo automotivo já é criador de conteúdo para internet desde 2013 com especialização na área de notícias relacionadas de motos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Motos 2024, artigos sempre atualizados e confiáveis sobre o mundo automobilístico.