Você sabe qual o tipo de moto que não precisa de habilitação? O Código de Trânsito permite que alguns tipos de veículos não precisem necessariamente da tradicional CNH. Porém, é preciso que você entenda cuidadosamente como funciona a legislação sobre o assunto; confira nossas dicas!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Entenda o que é a ACC
Atualmente, não existe mais moto que não peça algum tipo de habilitação. Até algum tempo atrás, as motos de 50cc não precisavam de nada para a condução. Porém, a legislação mudou nos últimos anos e trouxe um novo documento: a Autorização para Conduzir Ciclomotor.
A ACC é o documento expedido pelos órgãos de trânsito. Para isso, é preciso passar pelo curso e pelas provas, de maneira análoga à própria CNH para moto. Para dar início ao processo, é preciso ter mais de 18 anos, possuir identidade e saber ler e escrever.
Após pagar as primeiras taxas e ser aprovado no exame psicotécnico, o condutor precisa iniciar o curso em um Centro de Formação de Condutores (CFC). O que muda para a CNH é a quantidade de aulas, visto que a ACC só pede 20 aulas teóricas e 5 aulas práticas.
Nesse sentido, para ter direito à ACC, o cidadão precisa passar na prova específica teórica e prática. Após esperar o tempo estipulado pelo Detran, o condutor recebe a ACC e pode rodar com os ciclomotores de maneira legalizada pelas cidades.
O que são ciclomotores?
De acordo com a legislação brasileira, são considerados como ciclomotores os veículos de duas ou 3 rodas cujas cilindradas não ultrapassem as 50cc. Por isso, até 49cc são considerados ciclomotores.
Com o porte da ACC, o condutor está regularizado a conduzir ciclomotores, as populares cinquentinhas em trânsito no Brasil. Caso seja pego na moto de 49cc sem habilitação, o cidadão está sujeito às penas da lei.
Dicas de motos até 50cc
Veja dicas de motos de até 50cc disponíveis no Brasil:
1. Shineray Phoenix 50
A Phoenix 50 é uma cinquentinha bem popular da Shineray, montadora chinesa. A moto pesa apenas 89kg com 4 marchas e tanque de combustível de 3 litros. O preço sugerido pela Shineray é de pouco mais de 7 mil reais no mercado brasileiro.
2. Shineray New Super Smart 50
A Super Smart 50 é uma cinquentinha bem simples da Shineray, contando com bagageiros dianteiro e traseiro, farol direcional e acabamento em cromo. No mercado brasileiro, a moto tem o preço sugerido de pouco mais de 5 mil reais.
Dicas para tirar a ACC
Veja algumas dicas para conduzir ciclomotores em 2023:
1. Não ande sem habilitação
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o cidadão não pode trafegar em via urbana sem algum tipo de documentação. Por isso, não há veículo que permita o trânsito sem nada.
Logo, para evitar multas e futuros problemas, a recomendação é de que o proprietário não se arrisque a transitar nas cidades sem a devida ACC para a condução de ciclomotores.
2. Procure um bom centro de formação
Tal qual a CNH, o cidadão precisa procurar um bom Centro de Formação para os cursos teórico e prático. Por isso, vale a pena pesquisar na cidade e buscar os melhores preços e condições.
3. Invista em um bom ciclomotor
O mercado de ciclomotores oferece ótimas opções de veículos novos e usados. Por isso, vale a pena pesquisar bastante e encontrar bons produtos com um valor acessível na internet ou nas concessionárias.