Você sabe o que acontece se lavar a moto com sabão em pó? Muita gente tem dúvida sobre o produto para a higienização da moto, principalmente em situações de muita sujeira. Então, para te ajudar, nós separamos tudo sobre isso; confira!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Do que é feito o sabão em pó?
O sabão em pó é um produto de limpeza muito utilizado para a lavagem de roupas, seja em máquinas específicas ou seja diretamente com a água. E essa é justamente a principal função do produto.
Apesar de ter a variação de marca para marca, a química do sabão em pó é bem parecida em todos. Inclusive, o correto não seria nem chamar de ‘sabão’, mas sim de detergente em pó, visto que trata-se de compostos detergentes.
Nesse sentido, o sabão em pó é feito de tensioativo aniônico, o benzeno sulfato de sódio, que se une a moléculas de gordura. O composto ainda conta com enzimas e alvejantes, ambos com a função de ligar-se às moléculas de gordura para a limpeza de tecidos.
Pode usar o sabão em pó na moto?
Em primeiro lugar, o sabão em pó foi projetado para tecidos. Por isso, sua configuração faz a união polar dos compostos junto à gordura, eliminando na lavagem com água a sujeira.
Porém, funcionar para roupa não significa funcionar para superfícies. Nesse sentido, o sabão em pó não é projetado para outros materiais para além dos tecidos. Logo, não pode usar o sabão em pó na lavagem da moto.
Caso o motorista utilize o sabão em pó, expõe a moto a danos na pintura, principalmente por ser abrasivo e áspero, o que gera arranhões e desgaste. Os danos em superíficies cromadas são ainda maiores, além de deixar resíduos difíceis de remover.
Então, o que usar para lavar a moto?
O mercado oferece opções bem melhores de produtos para lavar a moto. Nesse sentido, há alguns modelos de ‘shampoo’ voltado especificamente para moto. O produto não costuma ser caro, com boas opções na faixa dos 20 aos 100 reais.
Caso não tenha o produto, vale a pena lavar a moto apenas com água, utilizando panos de microfibra e esponjas bem macias, principalmente dos modelos que não deixam resíduos.
Muita gente fala sobre o uso da querosene na lavagem. De fato, é possível misturar a querosene, mas apenas para partes específicas da moto, como para remover manchas de piche na parte inferior da carenagem.
O que mais não se pode usar?
Além do sabão em pó, outros produtos não são recomendados para a lavagem dos modelos de motos, como detergente líquido, abrasivos, solventes, diesel e sabonete. Todos esses não têm uma boa interação com a superfície da moto.
Dicas para lavar a moto
Veja algumas dicas para lavar a moto:
1. Use produtos de qualidade
Procure investir em shampoos específicos para motos, evitando passar outro tipo de líquido que possa danificar a moto. Qualquer loja de motos ou até mesmo nos supermercados oferece o shampoo para venda.
2. Cuidado com a água em excesso
A água em excesso pode contribuir para danificar partes importantes da moto, como o motor e a parte elétrica. Por isso, é preciso fazer uma gestão eficiente, o que, além do mais, ajuda a economizar água.
3. Vá em uma empresa especializada
Procurar um lavador para moto também é uma boa opção. Isso porque as empresas contam com produtos específicos e uma boa estrutura para a lavagem, além de ter um preço competitivo.