Você sabe quais são as mudanças do novo IPVA para motos? Há mudanças para 2025 não somente sobre as hipóteses de isenção, mas alterações para motos de até 170 cilindradas. Abaixo, te explicamos tudo o que mudou e o que você precisa saber.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Quais são as mudanças do novo IPVA para motos?
2025 chegará com grandes mudanças! E quem possui carros e, principalmente, motos, sabe que também é tempo de pagar IPVA, o boleto chega em Janeiro em alguns estados do país.
E uma dessas mudanças é o novo IPVA para motos de até 170 cilindradas, que é uma medida que está sendo implementada em diversos estados brasileiros.
O objetivo do novo IPVA para motos é diminuir a carga tributária que os proprietários de motocicletas precisam pagar, sobretudo quem precisa de motocicletas para locomoção ou trabalho.
Em estados como o Paraná, por exemplo, essa mudança está em fase de regulamentação, com previsão de isenção total para veículos dessa categoria a partir de 2025.
Assim sendo, a iniciativa busca beneficiar mais de 740 mil proprietários de motos no estado, especialmente profissionais como motoboys e entregadores, que utilizam esses veículos para sustentar suas atividades econômicas.
A ideia, até o momento, não está em fase de implementação em outros estados nacionais, mas pode ocorrer no futuro, beneficiando os proprietários de motocicletas. Veja mais detalhes aqui sobre as notícias sobre motos.
Qual a diferença do novo IPVA para motos e da isenção de IPVA?
A isenção do IPVA para motos de baixa cilindrada tem como principal objetivo promover justiça social, reduzindo custos para trabalhadores que dependem desses veículos.
Além disso, o valor médio do imposto, que pode variar entre R$ 300 e R$ 500 dependendo do estado, será eliminado para essas motos, permitindo que os proprietários utilizem os recursos em outras despesas essenciais, como manutenção e combustível.
Mas, há diferença entre isenção de IPVA e também sobre diminuição do valor, e as diferenças são simples:
Novo IPVA para motos (de até 170 cilindradas):
- Foco em motos específicas: Aplica-se a motocicletas com até 170 cilindradas, visando beneficiar trabalhadores e famílias de baixa renda que utilizam essas motos como transporte ou ferramenta de trabalho
- Isenção total: Em estados como o Paraná, o novo modelo elimina completamente o imposto para esse grupo específico de veículos, reduzindo custos para os proprietários
- Objetivo social e econômico: Visa apoiar categorias como motoboys e entregadores, aumentar o poder de compra e movimentar a economia regional
- Aplicação estadual: A adoção do benefício depende da regulamentação em cada estado. Por exemplo, no Paraná, a isenção começa em 2025
- Exclusivo para baixa cilindrada: Não inclui motos com cilindrada superior a 170 cc ou outros veículos fora das categorias definidas.
Isenção geral de IPVA:
- Aplica-se a diversas categorias: Pode beneficiar vários tipos de veículos, dependendo do estado e das condições, como ônibus, caminhões e veículos movidos a combustíveis sustentáveis (como gás natural ou hidrogênio)
- Critérios amplos: Em alguns estados, a isenção pode ser concedida para veículos com mais de 20 anos de uso, veículos adaptados para pessoas com deficiência, ou aqueles usados por entidades sem fins lucrativosImpacto ambiental ou social: Em algumas ocasiões, a isenção é oferecida para estimular o uso de tecnologias mais limpas ou promover inclusão social
- Duração variável: Em muitos casos, a isenção não é permanente e pode ter um prazo definido, como nos casos de isenção para veículos sustentáveis, válida até 2027 em certos estados.
Além do Paraná, outros estados também discutem medidas semelhantes. Como o IPVA é um imposto cobrado pelos estados, e os estados devem desenvolver legislações sobre o novo IPVA para motos e também sobre Isenção.
Dessa forma, até que os estados legislem sobre o assunto, seja a isenção, ou o novo IPVA para motos, ainda não está em validade.
Vantagens do novo IPVA
Entre as vantagens do novo IPVA para motos de até 170 cilindradas podemos citar a preocupação dos estados na economia local, e também auxiliar no aumento do poder de compra dos trabalhadores na região, no nosso caso, o Paraná.
Por outro lado, críticos apontam que a redução da arrecadação estadual pode afetar investimentos em infraestrutura e serviços públicos. Ainda assim, os defensores da medida argumentam que o impacto positivo para as famílias e a economia local compensam possíveis perdas tributárias.
Dessa forma, podemos concluir que o novo IPVA para motos é o primeiro passo de uma iniciativa de apoio aos trabalhadores que precisam utilizar motocicletas como meio de transporte. Assim, a expectativa é que, à medida que mais estados adotem essa política, um número crescente de brasileiros seja beneficiado.