Estas são as Motos que Sairão de Linha em 2024

O mercado de motocicletas no Brasil conta com ótimas opções para o público. Porém, é bastante fluido, visto que as mudanças estão sempre por aí. Portanto, para te ajudar, separamos que estas são as motos que saírão de linha em 2024; confira!

estas são as motos que saírão de linha em 2024
Foto: Divulgação

Por que uma moto sai de linha?

São várias as razões que fazem um modelo de moto sair de linha, como estratégia de mercado, falta de volume de vendas ou simplesmente um interesse de remodelar os produtos e o catálogo para determinado país.

Em muitas vezes, a montadora nem explica a retirada, visto que é uma prática completamente normal em um mercado tão competitivo como o de motocicletas a nível mundial.

http://Honda%20XRE%20300%202024
Lançamento

Honda XRE 300 2024

Preços, Consumo, Versões e Ficha Técnica
Conferir
Você permanecerá no site atual

Adeus Honda XRE 300?

Apesar de a Honda não ter confirmado o fim da produção da XRE 300, modelo de off-road da montadora sumiu do site oficial da Honda no Brasil. Por isso, há grande especulação de que a marca não produzirá mais o veículo.

Estas são as Motos que Sairão de Linha em 2024
Foto: Divulgação

A Honda XRE 300 deve dar lugar à Sahara, o retorno da moto de trail para o off-road da marca. Além disso, a Honda ainda conta com a Bros 160 e com a XRE 190 para o mercado brasileiro.

motos que devem sair de linha
Foto: Divulgação

A nova lei do carburador

A partir de 2023, entrou em vigência a Fase M5 das exigências do Promot, Programa de Controle da Poluição, aprovada ainda em 2019. A legislação impôs o fim do uso do carburador nas motos, visto que o componente contribui ativamente para a poluição ambiental.

motos que devem sair de linha
Foto: Reprodução

Com isso, em tese, as motos que contam com carburador não podem mais ser fabricadas. Atualmente, boa parte das marcas não utilizam mais o carburador para a alimentação da moto. Porém, alguns veículos ainda contam com o recurso.

motos que devem sair de linha
Foto: Reprodução

Dessa maneira, essas motos podem sair de linha o mais rápido possível, fique de olho em alguns modelos que correm tal risco:

http://Yamaha%20R-7%202024
Lançamento

Yamaha R-7 2024

Preços, Ficha Técnica e Consumo (Fotos e Vídeos)
Conferir
Você permanecerá no site atual

1. Shineray

A Shineray tem uma série de motos que ainda utilizam o carburador, como a linha Jet, que traz a Jet 50 e a Jet 125. A primeira moto é uma cinquentinha com carenagem simples, enquanto a Jet 125 é um veículo projetado para o trânsito urbano corriqueiro.

motos que devem sair de linha
Foto: Divulgação

Outros tantos modelos da Shineray contam com carburador e sofrem riscos de não estarem disponíveis de tal maneira em 2024, como Phoenix 50, Worker 125, JEF 150 e SHI 175, motos muito populares da montadora chinesa.

motos que devem sair de linha
Foto: Divulgação

2. Haojue

A Haojue é outra montadora chinesa que utiliza o carburador na montagem de alguns modelos de motos, principalmente com o modelo DK 150, um veículo bem competente para o trânsito urbano e que busca concorrer com a Honda CG 160.

moto fora de linha
Foto: Divulgação

Outras motos da Haojue que contam com carburador são a Lindy 125, uma scooter bem simples de carenagem; e a Chopper Road 150, uma custom muito firme e estilosa.

As motos saírão mesmo de linha?

De acordo com a legislação, de fato, as empresas não poderão produzir em 2023 as motos com o carburador. Porém, ainda há tentativas de alterar as regras e buscar soluções.

Uma das principais soluções seria retirar o carburador e utilizar a injeção eletrônica, o que pode aumentar um pouco o preço dos principais modelos. Por isso, vale ficar de olho nas decisões das montadoras quanto à sua fabricação.

Estas são as Motos que Sairão de Linha em 2024
Foto: Divulgação

Mais novidades?

Ao longo dos meses de 2023, é possível que as marcas anunciem oficialmente novos cancelamentos de produção. Por isso, fique sempre de olho por aqui para conferir as novidades.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Fernando Brito
O Redator especialista no universo automotivo já é criador de conteúdo para internet desde 2013 com especialização na área de notícias relacionadas de motos. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Motos 2024, artigos sempre atualizados e confiáveis sobre o mundo automobilístico.