Já viu motos com central multimídia? Pois saiba que elas já existem! Aliás, os painéis das motos de hoje em dia parecem mais com smartphones. Dá uma olhada nessa lista com os mais interativos e estilosos!
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Existem motos com central multimídia?
Lá atrás, os primeiros painéis das motos eram bem básicos, só um mostrador que marcava a velocidade e ficava no tanque ou no farol, isso tudo lá na primeira metade do século XX. Mas, de lá para cá, a central multimídia evoluiu bastante.
Em primeiro lugar, eles se tornaram mostradores redondos, geralmente com um velocímetro e um conta-giros, e ainda ganharam luzes de advertência, como as motos dos anos 60 e 70.
Mas com o tempo, passaram a mostrar mais coisas: nível de combustível, carga da bateria, temperatura do motor, e por aí vai.
Nos anos 90, as telas de cristal líquido (LCD) começaram a aparecer. As informações digitais deixavam os motociclistas empolgados e ainda ajudavam com dados úteis.
Algumas motos até vinham com um computador de bordo, mostrando consumo instantâneo e médio, autonomia, horas, e até a marcha em que você estava. Legal, né?
Hoje, na era dos tablets e smartphones, as motos com central multimídia ganharam telas TFT (Thin Film Transistor). Essas telas são praticamente as mesmas que encontramos nos celulares
Desde motos menores, como a Honda CB 250F Twister, até as grandes bigtrails modernas, como a nova Triumph Tiger 1200, estão usando essa tecnologia.
Mas a evolução não para por aí. Tem painéis que você pode personalizar o estilo, outros que são touch, e até aqueles que se conectam e espelham o seu smartphone.
Por isso, montamos uma lista com as motos com central multimídia mais legais de hoje em dia. Confira!
Quais as motos com central multimídia?
Abaixo, veja uma lista com 5 opções de motos com central multimídia:
KTM 390 Duke
A nova geração da naked austríaca já está no país e está chamando a atenção com seu painel digital, que muda de cor dependendo da luz do ambiente.
No entanto, o que realmente se destaca é o aplicativo “KTM My Ride”, que permite espelhar seu smartphone direto no painel de instrumentos, que mais parece um tablet.
Além disso, a KTM 390 Duke vem com controles extras no punho esquerdo, permitindo que o piloto gerencie todas as funções do celular sem precisar tirar as mãos do guidão.
Dá para ter controle total sobre as chamadas recebidas e até controlar o player de música. Enfim, o som é transmitido por mini alto-falantes nos intercomunicadores, que ficam dentro do capacete.
Triumph Street Triple 765 RS
Dentre as motos com central multimídia, a Triumph Street Triple 765 RS está arrasando com seu novo motor de três cilindros e 765 cm³, que é um dos maiores destaques.
Nesse contexto, o motor potente, que entrega 123 cv, também vai esteve nas motos da Moto2 no Mundial de Motovelocidade de 2019.
Outro ponto legal da moderna Street Triple é o painel com uma tela colorida de TFT de 5 polegadas, que oferece seis modos de exibição e um contraste que se adapta.
Exclusivo para a versão RS, o painel ajusta as informações de acordo com o modo de pilotagem.
No modo Road, por exemplo, o velocímetro ganha destaque, enquanto no modo Track, é o conta-giros que brilha.
Você também pode ajustar a inclinação do painel para que o sol não atrapalhe sua visão. Esse mesmo painel é usado nas versões top de linha das novas bigtrails Tiger 800 e 1200.
BMW R 1200 GS entre as motos com central multimídia
Similarmente, a BMW R 1200 GS chegou com tudo entre as motos com central multimídia, trazendo um novo painel digital TFT de 6,5 polegadas em alta definição, equipado com o sistema BMW Motorrad Connectivity.
Inicialmente, ele mostra informações sobre a moto e o trânsito em tempo real de maneira clara e fácil de entender.
Você pode acessar o sistema de várias maneiras: através de um aplicativo no seu smartphone, via conexão Bluetooth entre o painel da moto e o celular, ou pelo multi-controlador na manopla esquerda da moto.
Isso garante que suas mãos fiquem no guidão e você não se distraia.
Além disso, o sistema oferece funções como localização da moto, autonomia, postos de combustível próximos, e carga da bateria, entre outras coisas úteis.
Honda Gold Wing
De mesmo modo, a nova geração da Honda Gold Wing 1800 foi completamente renovada, desde os novos faróis de LED até o pneu traseiro com 200 mm de largura.
A princípio, o motor também passou por um redesign, agora com quatro válvulas em cada um dos seis cilindros opostos, além de ter o sistema “Idling Stop”, acelerador eletrônico e controle de tração.
Uma das grandes novidades é que a Gold Wing é a primeira moto do mundo a contar com o CarPlay da Apple, que permite espelhar o iPhone na central multimídia.
Por fim, a tela do iPhone aparece na nova central, que é uma tela colorida de 7 polegadas e sensível ao toque.