Você está em dúvida se deve comprar moto nova ou usada? Cada escolha tem seus prós e contras, e a definição depende das necessidades do comprador. Para te ajudar, separamos tudo sobre moto nova ou usada; confira!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Moto nova: prós e contras em 2023
Veja os prós e contras de uma moto nova:
Prós
O ponto positivo de comprar uma moto nova é ter um produto 100% novo, como diz o próprio nome. Nesse sentido, o comprador terá acesso a um veículo que acabou de sair da fábrica, com todo o brilho e conservação de um produto novinho em folha.
Por isso, como é um veículo novo, espera-se que não conte com nenhum problema acumulado, trazendo um funcionamento pleno e completo de todas as peças. Caso não aconteça, o proprietário tem a ajuda da garantia, que dura uns bons anos no caso das motos novas.
Um pró que pode ajudar muita gente é a possibilidade de pagar a moto com alternativas como financiamento e consórcio. Por mais que seja possível comprar o veículo utilizado com os mesmos métodos, há bem mais oportunidades para as motos 0km.
Contras
O principal contra da moto nova é o preço. Afinal, tirar o produto da fábrica vem com um preço maior que passa por uma desvalorização grande. Assim que a moto sai da loja já tem um decréscimo no valor, visto que não se trata mais de um veículo novo.
Moto usada: prós e contras em 2023
Veja os prós e contras de uma moto usada:
Prós
A parte positiva da moto usada é o preço. Afinal, o veículo que não é 0km tem o valor bem mais baixo do que tirar diretamente da fábrica. Nesse sentido, também permite que o comprador invista em uma moto mais potente muitas vezes com o dinheiro que tiraria uma menor 0km.
Além disso, muitos vendedores oferecem a revisão completa na oficina antes da compra. Nesse sentido, é possível encontrar problemas e ter uma garantia maior de que o veículo está com a manutenção em dia.
E por mais que a moto seja usada, nem todas as peças precisam estar desgastadas. É plenamente possível manter os itens bem conservados e trocar um acessório ou outro.
Contras
O principal contra é o desgaste da moto. Mesmo com a avaliação de um profissional, pode passar uma questão ou outra relativa ao uso mais frequente do veículo. No geral, as motos usadas também não contam com a mesma garantia de fábrica dos veículos 0km.
Outro problema das motos usadas é relativo à forma de pagamento. Ainda mais se a compra for realizada sem o intermédio de uma concessionária, o pagamento costuma ser à vista, sem grandes opções de financiamento.
Dicas para comprar qualquer tipo de moto
A seguir, confira algumas dicas imperdíveis antes de comprar uma moto em 2023:
1. Pesquise bastante
Procure não ter pressa na hora de comprar sua moto. Pelo contrário, invista um tempo em pesquisar as opções e buscar os melhores modelos. Nessa fase, considere motos novas e usadas, colocando na ponta do lápis para verificar o que mais se encaixa nas necessidades.
2. Planeje-se financeiramente
Um planejamento financeiro é ideal para comprar a moto. Quem tem a possibilidade de juntar o dinheiro, vale a pena reunir uma quantia maior para comprar à vista. Já quem precisa mesmo financiar, é preciso planejar o bolso para arcar com as parcelas.
3. Procure lojas confiáveis
Seja para comprar uma moto nova ou seja para um produto usado, vale a pena procurar lojas confiáveis e com boa reputação. Mesmo na compra de indivíduo para indivíduo, o melhor é buscar sites e revendas confiáveis e seguras para a negociação.