Você sabe como identificar problemas da moto pelo barulho do motor? Os componentes do veículo são fundamentais para dar indício da saúde da moto. Por isso, fique de olho nas nossas dicas!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
É possível identificar problemas pelo barulho da moto?
A resposta é que dá para dizer que sim. No geral, os motores costumam fazer um barulho natural no funcionamento, motivado pelo torque das próprias peças durante o trabalho de conversão de energia.
Assim, ao longo do tempo, o motociclista se acostuma com o barulho da própria moto que detém. Porém, em caso de alguns problemas no funcionamento, a mudança de barulho pode ser sensível aos ouvidos do proprietário.
Nesse sentido, à medida em que sente que o barulho é anormal, o motociclista pode sim encontrar um problema. A questão é saber identificar exatamente o que pode ser a perturbação sonora.
Quais os barulhos possíveis?
Veja alguns problemas que o motor da moto pode provocar por conta do barulho:
1. Embreagem
O barulho da embreagem é mais fácil de identificar porque é ativado justamente quando o proprietário faz a troca de marcha. Nesse sentido, pode identificar barulho de travamento ou de componentes batendo entre si, o que gera bastante desconforto.
2. Cabeçote
O cabeçote é a peça do motor que faz a troca do ar e do combustível para dentro e para fora dos filtros. Por isso, pode apresentar um barulho muito forte de vento, contando com um estilo bem característico.
Além disso, a falta de boa lubrificação provoca mais atrito entre as partes, o que gera um barulho ainda mais alto. Nesse sentido, vale a pena manter os óleos em dia para evitar problemas de tal escala.
3. Correias e correntes
A correia dentada costuma trazer um barulho bem característico, principalmente se estiver folgada ou sem lubrificação. Por isso, é preciso manter os cuidados em dia para o bom funcionamento.
4. Freios
O freio da moto também conta com um barulho muito característico, principalmente em relação a uma espécie de assobio que incomoda bastante no momento da condução da moto.
Dicas para a manutenção da moto
O barulho da moto é muito importante para identificar problemas. Porém, muitas questões não podem ser ouvidas no trânsito comum da moto. Além disso, o proprietário não é obrigado a saber tudo, afinal, não é um especialista. Por isso, veja dicas para a manutenção da moto:
1. Troque o óleo do motor
A troca regular do óleo do motor previne a moto de uma série de problemas no funcionamento, visto que o fluido é fundamental para a redução do atrito entre os componentes.
No geral, o manual de instruções da moto informa o tipo e as características do óleo, ao mesmo tempo em que informa o tempo correto para a troca. Dessa maneira, vale a pena ficar de olho.
2. Faça a manutenção regular
É muito importante levar a moto em uma oficina regularizada sempre que for necessário. Em termos preventivos, vale a pena ficar de olho nas instruções do manual do proprietário, que estipula em períodos de tempo ou de quilometragem.
Além disso, em caso de problemas identificados, ou mesmo qualquer suspeita, vale a pena agendar uma revisão, sobretudo para evitar que o estrago aumente de escala e danifique ainda mais o veículo.
3. Cuide da moto
Os cuidados com a moto englobam ações até simples como calibragem dos pneus, limpeza correta e adequada e conservação de propriamente evitar pancadas ou quedas.