A CNH Digital 2024 é a versão da Carteira Nacional de Habilitação que fica guardada no smartphone do condutor, independentemente do tipo de autorização. Portanto, para te ajudar a saber tudo, veja nossas dicas sobre a CNH Digital 2024; confira!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O que é a CNH Digital?
A CNH Digital, Carteira Digital de Trânsito ou CDT é a versão digital do documento de habilitação para a condução em todo o território nacional.
De acordo com a legislação brasileira, a CNH Digital tem a mesma validade do documento impresso tradicional no país.
Dessa maneira, o cidadão pode portar tanto a versão física impressa quanto a versão on-line no smartphone, desde que a carteira esteja atualizada e regularizada devidamente.
Como obter a CNH Digital?
Em primeiro lugar, há uma pré-condição para fazer o download da versão digital do documento. As carteiras impressas a partir do ano de 2017 contam com um QR Code no verso. É com este código que o motorista pode instalar a CDT em seu smartphone.
Os cidadãos que portam a versão mais antiga do documento precisam solicitar a nova CNH. Caso contrário, não é possível fazer o download da CNH digital, visto que o QR Code é parte do processo. Vale ressaltar que não importa o tipo da carteira, mas sim se conta ou não com o QR Code.
Passo a passo para obter a CNH Digital
Antes de dar início ao processo de obtenção da CNH Digital, o cidadão precisa ter uma conta no portal único gov.br. O sistema unifica uma série de processos junto ao Governo Federal como cadastros e solicitações fiscais. Para criar a conta, basta informar dados de nome, CPF, endereço e e-mail.
O próximo passo é fazer o download do app CDT nas lojas de aplicativos do Android e do iPhone. O login na plataforma é feito por meio do cadastro gov.br. Dentro do aplicativo, o usuário pode escanear o QR Code da parte traseira da CNH física diretamente no portal.
Além disso, o proprietário precisa tirar uma foto de si mesmo e enviar para o sistema, que irá realizar também uma validade da imagem. Outro dado que o usuário precisa informar é o CEP cadastrado no Detran com o endereço de origem da emissão da Carteira Nacional de Habilitação.
Após confirmar todos os dados, o sistema do aplicativo libera o documento com a versão digital da CNH. Além disso, o usuário pode solicitar a versão digital do CRV, Certificado de Registro do Veículo.
Vale a pena baixar a CNH Digital?
Por mais que dependa das preferências do usuário, vale a pena, em geral, fazer o download do aplicativo CNH Digital e contar com a versão do documento na palma da mão com o celular.
Atualmente, os smartphones já fazem parte da rotina do brasileiro. Por isso, ter uma versão digital de rápido e fácil acesso é muito relevante em caso de não portar o documento físico.
Por outro lado, também não é interessante descartar a versão física do documento. Lembre-se de que o celular pode acabar a bateria ou mesmo acontecer roubo e perda do celular, o que vai deixar o proprietário sem a devida documentação.
Dessa maneira, o mais indicado é fazer o download da versão digital da CDT e ainda portar a CNH impressa, tendo o máximo de segurança possível em todas as rodagens na cidade e na estrada.