Se você quer a moto mais bonita e com cara de nova 0km mesmo após anos de uso, é preciso ficar de olho em dicas profissionais de mecânicos para conservar o veículo como se estivesse acabado de sair da concessionária!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
É possível deixar a moto mais bonita?
Os proprietários de motos sabem o valor estético de um veículo bonito e bem conservado. Após sair 0 de fábrica, com o cotidiano nas cidades, a moto vai perdendo ‘o brilho’ e ganhando as marcas tradicionais de uso.
Porém, o nível de desgaste da motocicleta vai depender dos cuidados dos próprios motoristas, visto que é completamente possível manter o veículo o mais ‘novo’ possível.
Por isso, os mecânicos e especialistas podem dar dicas valiosas para manter a moto bonita como no primeiro dia, e o que pede é muita dedicação para cuidar do veículo!
Dicas profissionais para deixar a moto mais bonita
Confira dicas profissionais para melhorar os cuidados com a moto:
1. A importância da limpeza
A sujeira acumulada não prejudica apenas a aparência da moto, mas também afeta o desempenho a longo prazo, principalmente se adentrar em componentes mais delicados. Por isso, a limpeza regular é fundamental.
Para tal, utilize produtos de limpeza específicos para motociclistas e evite abrasivos e sabão em pó, por exemplo, visto que pode danificar a pintura. Por outro lado, invista em água morna e sabão neutro.
Uma boa lavagem pede cuidado e tempo, começando pela carenagem com movimentos leves. Evite acumular sabão e espere a moto secar completamente, sobretudo nas entradas com componentes sensíveis.
2. A proteção da pintura
A pintura é a parte mais visível e importante para a estética da moto. Portanto, para mantê-la em perfeito estado, é preciso usar produtos como as ceras de alta qualidade. Nesse sentido, a aplicação é feita por camadas para dar brilho e formar uma barreira de proteção.
Em alguns casos mais problemáticos, vale a pena investir em uma nova pintura em uma oficina especializada. Por mais que os valores possam ser altos, pode valer a pena dar uma nova camada de tinta para revitalizar a moto. E o mais importante é buscar uma empresa especializada e com bons profissionais.
3. A atenção aos detalhes
Para além da pintura mais extensa da carenagem, o motociclista precisa dar atenção aos detalhes, principalmente aos componentes cromados como escapamentos e partes do motor.
Nesse sentido, utilize produtos de limpeza específicos para cromo e panos macios para polir as peças. Além disso, verifique com regularidade os sinais de destaste e de oxidação para evitar danos permanentes.
4. A importância da manutenção regular
A preocupação com a estética da moto não pode se prender apenas ao visual, mas também relacionar-se com o bom funcionamento do veículo. Afinal, danos permanentes na ciclística da moto também afetam o design e o estado de conservação.
Por isso, comece com a verificação dos fluidos, como óleo do motor e fluido do freio. Regularmente, substitua-os de acordo com as recomendações do fabricante e procure usar produtos de alta qualidade. Além disso, invista em manutenção regular para deixar a moto mais bonita desde o lançamento no mercado!
5. O cuidado com a exposição excessiva ao sol
A exposição prolongada ao sol e às condições climáticas adversas pode desgastar a pintura e os materiais da sua moto. Sempre que possível, estacione sua moto em locais sombreados ou utilize capas de proteção.
Além disso, evite deixar a moto exposta a chuvas ácidas ou ambientes com altos níveis de poluição. Se for necessário, invista também em manutenções regulares para verificar a ocorrência já de problemas.