A CNH digital é a versão da Carteira Nacional de Habilitação que pode ser acessada diretamente no aplicativo oficial do governo brasileiro. Por isso, veja tudo sobre o acesso à CNH digital; confira!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O que é a CNH digital?
A CNH digital, como o próprio nome diz, não é nada mais que a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação, documento necessário para dirigir qualquer veículo em território brasileiro.
Nesse sentido, a CNH digital tem a mesma vigência e validade da CNH impressa, sendo um documento que dá todos os direitos da mesma maneira que a clássica habilitação que todo mundo conhece.
Desde 2017, as carteiras emitidas no país foram impressas com um QR Code na parte traseira do papel. É com esse código que o motorista consegue baixar a versão digital do documento.
Os motoristas que não têm o QR Code na parte traseira da versão impressa precisam renovar o documento se quiserem portar a CNH digital diretamente no app.
Como solicitar a CNH Digital?
O primeiro acesso à CNH Digital pede um processo de liberação do documento. Para isso, antes de tudo, o motorista precisa fazer o download do app oficial CDT (Carteira Digital de Trânsito) para Android ou iPhone. O aplicativo não ocupa muita memória do celular, propondo a ser leve e rápido.
Após abaixar o app, o motorista precisa fazer o login com a conta única do sistema do Governo Brasileiro. Caso não tenha nenhuma conta no portal unificado do GOV.BR, precisa criar uma conta com nome de usuário, e-mail, senha e documentação, o que é rápido.
Com as informações de login do portal unificado, o aplicativo pede o acesso ao QR Code. Por isso, precisa apontar a câmera para a parte printada no documento. Dentro do aplicativo, o proprietário precisa tirar uma foto e enviar para análise, além de informar o endereço cadastrado.
Depois da aprovação da foto e do endereço de cadastro, o aplicativo vai gerar a CNH Digital. A partir de então, o documento é válido exatamente como a versão impressa da Carteira Nacional de Habilitação.
Como acessar a CNH digital?
A partir do momento em que a CNH estiver regularizada, o motorista pode usar o documento tranquilamente. Para isso, basta acessar o aplicativo da CDT, ou Carteira Digital de Trânsito, onde estará disponibilizada a versão digital do documento.
Nesse sentido, a CNH digital tem validade para apresentar em fiscalizações do governo ou mesmo para realizar cadastros que pedem documento original com foto em qualquer lugar. E o acesso é feito toda vez que o usuário abre o aplicativo, funcionando de fato como um documento permanente.
Além da Carteira digital, o proprietário pode contar com a versão digital do CRLV, o licenciamento obrigatório do veículo. O cadastro é feito de maneira análoga no aplicativo.
Dicas para usar a CDT
Veja algumas dicas para usar a Carteira Digital de Trânsito com segurança:
1. Faça o cadastro único
O sistema .GOV centraliza boa parte das ações que um cidadão brasileiro pode fazer na internet. Por isso, mesmo que não abaixe a CDT, é necessário criar um login e senha que será utilizado para várias funções.
2. Guarde a CNH física
Mesmo com a versão digital, é importante conservar a versão física da CNH. Entenda que o celular pode acabar a bateria ou ser extraviado, deixando necessário que se guarde a CNH física.
3. Proteja o seu celular
Além da senha para desbloquear a tela, o motorista pode colocar senhas específicas para abrir o aplicativo da CDT. Nesse sentido, as lojas do Android e do iOS oferecem bons apps para proteger outros aplicativos.