Quem usa a moto todos os dias para o tráfego diário nas cidades precisa ficar de olho em dicas para economizar gasolina. Afinal, o combustível não está nada barato em boa parte do país. Por isso, veja algumas dicas para economizar gasolina; confira!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
8. Mantenha a manutenção em dia
A falta de manutenção e regulagem corretas da moto contribuem para o gasto exacerbado de combustível, visto que a falta de conservação faz as peças não funcionarem direito. Entenda que a moto sai de fábrica já com a intenção de economizar gasolina.
O tempo de manutenção vai depender de cada modelo de moto. Os fabricantes indicam um período para manutenção preventiva. Além disso, caso o proprietário verifique algum problema, é necessário levar a moto de imediato na oficina para evitar que piore.
7. Calibre os pneus
A má calibragem dos pneus também contribui para o gasto exacerbado de gasolina, visto que desregula o peso da moto. Por isso, é necessário verificar o manual de instruções e checar os valores corretos para a calibragem, mantendo também a periodização indicada.
6. Planeje a rota
Por mais que não diga respeito ao funcionamento da moto em si, planejar a rota ajuda a economizar combustível. Mesmo com o uso do navegador, vale a pena olhar anteriormente os caminhos e se situar com mais tranquilidade, evitando ficar rodando por aí à toa.
Entenda que cada erro é mais combustível gasto. Além disso, um planejamento prévio da rota evita cair no trânsito, buscando diferentes tipos de caminho para economizar tempo ou o próprio combustível.
5. Utilize corretamente os freios e a embreagem
O manuseio incorreto da embreagem contribui para o gasto de combustível, visto que as trocas ou as não trocas de marcha desregulam completamente o funcionamento do motor, sobretudo em altas rotações.
O manejo do freio também é fundamental. Entenda que a cada arranque a moto gasta mais gasolina. Por isso, é preciso aprender a controlar o uso do freio para não desgastar e economizar combustível.
Kawasaki Z900 2024
Preços, Consumo e Ficha Técnica (Fotos)!4. Evite o excesso de carga
Cada modelo de moto tem uma quantidade de carga que suporta. Ultrapassar o limite consome mais combustível, visto que o motor não funciona corretamente. Por isso, fique de olho no manual do proprietário e evite exceder o peso com carregamento na moto.
3. Mantenha a aceleração constante
O ato de acelerar e desacelerar com muita frequência gasta muito combustível. Entenda que sair da inércia consome energia. Por isso, não é indicado mudar muito a velocidade.
Dentro da cidade, o motociclista pode manter uma velocidade constante, ainda mais que as vias públicas contam com limites de acordo com a legislação. Por isso, fique de olho na manutenção correta da moto.
2. Acompanhe o gasto de combustível
Os indicadores de combustível dão o parâmetro sobre os gastos, até porque permite a realização de comparações e monitoramento constante dos níveis de gasto de combustível.
Por isso, todos os indicadores do painel precisam estar em pleno funcionamento. Logo, a manutenção é ideal para deixar todos os pistões e luzes em dia.
E para ver todas as novidades em motos do ano, clique aqui.
1. Desligue o motor em paradas longas
Em boa parte do dia, é impossível evitar o trânsito. Por isso, o motociclista precisa criar algumas estratégias. Nesse sentido, desligar o motor nas paradas e até mesmo nos semáforos mais longos ajuda a economizar combustível, evitando o gasto desnecessário.
Porém, é necessário dosar o controle, afinal, ligar e desligar por muitas vezes o motor também faz gastar mais energia. Por isso, o ideal é conhecer a sua moto e criar estratégias ao longo do tempo para a condução.